sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Ikebana, o que é isso?

 Olá! Hoje vim explicar de forma rápida, o que são as ikebanas!

 Primeiramente, o que é ikebana? Ikebana é a arte japonesa de se montar arranjos florais.

 Eu costumava fazer com frequência aulas de ikebana, parei de um ano para cá, e agora voltei a fazer as aulas! Eu estudo o estilo Ikebana Sanguetsu, criado por Mokiti Okada, fundador da Igreja Messiânica Mundial. No Ikebana Sanguetsu, as ikebanas são arranjadas de forma simples e bela, visando o equilíbrio dos elementos, respeitando as características naturais das flores, tendo sempre três linhas principais, as quais representam o Sol, a Lua e a Terra (ou Pai, Mãe e Filho; explicarei melhor depois).

 Dessa vez nosso estudo foi num vaso baixo e largo, usamos trigo, rosas, tuia e Gypsophila. Esse post está abordando o assunto das ikebanas de forma simples e genérica, em posts futuros eu posso abordar com mais detalhes o assunto das ikebanas e o estudo do estilo Sanguetsu, conforme retorno às minhas aulas. Agora, veja abaixo as fotos da ikebana que eu montei:

 

 Breve explicação: Você pode ver que existem três rosas, elas têm alturas diferentes e suas flores têm aberturas diferentes também. A mais alta e fechada representa o Sol, que é o pai; a do meio e um pouco mais aberta, representa a Lua, que é a mãe e a mais baixa e mais aberta, representa a Terra, que representa os filhos. Também podemos simbolizar essa trilogia como: Sol = futuro, por isso a flor está fechada, pois desconhecemos o futuro; Lua = presente, por isso a flor está apenas meio aberta, o presente ainda está acontecendo e, Terra = Passado, a flor já está totalmente aberta, como o passado já aconteceu, nós já sabemos como ele foi.

 Interessante, não? (Eu acho muito!)

 Espero que gostem da ikebana que eu montei, fazia muitíssimo tempo que eu não mexia com flores e isso me fez muita falta, fico feliz de ter retomado meu contato com as flores e poder estar mostrando mais essa arte que eu gosto de praticar!

 Obrigada por ler! :)

4 comentários:

  1. Parabéns.
    Muito inspirador.
    Obrigado por você compartilhar.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns
    Amo fazer arranjos.
    Quero aprender a fazê-los harmoniosamente.

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante! A técnica de Ykebana pode ser usada em arranjos artificiais?

    ResponderExcluir