domingo, 31 de maio de 2015

Sobre Encomendas de Kimonos e Yukatas Tradicionais

 Olá! Hoje eu vim explicar sobre os preços dos kimonos e yukatas tradicionais! 

 Antes de tudo gostaria de avisar que este é um post rico em texto, tem muitas explicações, para quem tem interesse em encomendar um kimono seja feminino ou masculino é bom ler tudinho. Desculpe pela falta de fotos, mas provavelmente irei abordar cada item deste post mais para frente com várias fotos!

 Eu venho recebido dúvidas sobre kimono e yukata tradicional. Como eu não tenho kimono ou yukata para vender e faço essas peças apenas sob encomenda, acho que não dá para ter uma ideia sobre os preços dessas peças, afinal de contas. Então estou fazendo este post para explicar sobre as encomendas de kits de kimono e yukata.

 Mais para frente, eu vou tentar fazer uns dois kits de yukata para vender.

 O que são os "kits"?
 Para se vestir um kimono tradicional, além do kimono em si e a faixa que vai na cintura, são necessários vários outros acessórios, sobre os quais já comentei antes, mas no final deste post irei explicar novamente. Então no kit completo vem o kimono ou yukata, o OBI (faixa da cintura) e os acessórios do kimono (amarras, obi makura, etc).


 Sobre o Kimono Tradicional Feminino

 O kimono tradicional é feito com forro, então ele é consequentemente mais caro, porque gasta o dobro de tecido e dá o dobro de trabalho que o yukata. A maioria das lojas vendem apenas o yukata, por ser uma peça mais "em conta".

 Eu faço o kimono na máquina de costura, mas todo o forro e o colarinho, são pregados totalmente à mão. Também posso fazer os kimonos totalmente à mão ou totalmente na máquina de costura, sendo o feito à mão muito mais caro e o feito na máquina mais barato.

 Geralmente kimonos tradicionais saem a partir de R$ 500, 00. O preço aumenta, dependendo da altura da manga escolhida e do tecido escolhido. Este preço mínimo é para kimonos com a menor altura possível das mangas, sendo as mangas de até 50 centímetros. Para um kimono de mangas de 1 metro, o preço sai aproximadamente entre R$ 600, 00 e R$ 1000, 00.

 Sobre o Kimono Masculino e Hakama

 Eu prefiro fazer kimonos masculinos com um tecido mais confortável, geralmente eu uso brim ou outros tecidos com base de algodão e eu não coloco forro em kimonos masculinos, a não ser que seja pedido com forro. Crendo que a maioria dos pedidos de kimonos masculinos sejam para apresentações de artes marciais, eu acho que seria mais prático a roupa ser mais leve.

 Geralmente o preço que eu faço de um kimono masculino sai a partir de R$ 200, 00.

 Hakama é a calça que se usa com o kimono masculino, geralmente o preço sai a partir R$ 250, 00.

 Observação: Em breve sairá um post sobre o HAKAMA. Fique de olho!

 Sobre o Yukata Tradicional

 O yukata tradicional é sem forro, então é uma peça mais leve e, consequentemente mais barata que o kimono. Os yukatas são feitos de algodão ou tecidos parecidos.

 Eu faço os yukatas na máquina de costura, com todo o acabamento (barra, colarinho e algumas outras partes) feito à mão. Assim como o kimono, também posso fazer os yukatas totalmente à mão ou totalmente na máquina de costura, tendo uma variação em seus preços.

 No caso dos yukatas os preços valem tanto para yukatas femininos, como os masculinos, a única coisa que difere entre o yukata feminino e o masculino é a estampa escolhida. Geralmente o preço que eu faço para yukatas é a partir de R$ 400, 00. O preço mínimo é para yukatas de mangas de até 50 centímetros. Para um yukata de mangas de 1 metro, o preço sairia aproximadamente entre R$ 500, 00 e R$ 700, 00.

 Sobre o Tsuke OBI

 Existem vários tipos de OBI, eu prefiro fazer o Tsuke OBI, que é o OBI pré-atado, assim ele fica mais fácil de se vestir e é super prático. Com este tipo de OBI economizamos horas na hora de vestir!


 Geralmente o preço que eu faço para Tsuke OBI tanto de laço como o otaiko sai por R$ 100, 00.

 O primeiro OBI da foto é o obi de laço, dá pra fazer de vários tamanho, mas eu prefiro o tamanho igual da foto de 40 centímetros, porque se for maior é meio chato de ficar usando e dá um pouco de medo de amassar.
 O segundo OBI da foto é o famoso Otaiko Musubi, que é o nó clássico, o mais usado, por ser simples e elegante. Eu gosto muito de usar o otaiko, por ser muito mais fácil de me mover com ele e é, sem dúvida, o mais confortável de todos. Ele é o único nó de obi que não dá medo de amassar.

 OBI Masculino

 O OBI masculino é basicamente uma faixa comprida de aproximadamente 2 metros, ele é feito com o mesmo tipo de tecido do OBI feminino, mas ele é mais estreito e tem várias formas de se amarrar.

 Geralmente eu cobro R$ 80, 00 por um OBI masculino de yukata.

 O que vem no kit de acessórios de kimono?


1 - Erishin - Gola plástica que vai dentro do colarinho para dar forma.
2 - Magic Ita - Combinação de Magic Belt com OBI ITA que eu criei, para tornar mais simples o processo de vestir o kimono. Ele deixa a superfície da cintura lisa e durinha para que o OBI não amasse.
3 - OBI Jime - Amarra que segura todo o OBI e decora, é o último a ser colocado.
4 - Koshihimo - Nos kits que eu faço vem 3 koshihimo, eles são amarras simples para segurar o kimono fechado.
5 - OBI Age - Lenço de tecido leve, que vai por cima do OBI Makura e esconde as amarras.
6 - OBI Makura - Almofada pequena usada para fazer os vários tipos de nós de OBI.

 Os meus kits vêm com os acessórios listados acima. Eu fabrico todos eles com materiais brasileiros. Também posso vendê-los separadamente.

 Geralmente eu cobro R$ 100, 00 só pelo kit. Em um kit de kimono ou yukata completo o preço do kit de acessórios é menor. Veja a seguir:

 Kit Completos de Kimono ou Yukata Feminino

 Quando se trata de um kit completo, eu cobro o preço do yukata + o preço do OBI + o preço do kit de acessórios, mas o kit de acessórios geralmente sai mais "em conta" no kit completo de kimono ou pode acabar saindo de brinde, dependendo do kimono do kit completo.

 Em caso de mudanças nos preços dos kimonos, todos serão informados através de um post novo no blog e no facebook.

 Qualquer dúvida é só comentar ou enviar um e-mail para arisasart@gmail.com ou pelo https://www.facebook.com/kimonosarisasart.

 Obrigada por ler! :)

4 comentários:

  1. Quanto ficaria 2 de cada
    Do 1,2 e 4 e como faço para pagar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! ficaria 100 reais, o pagamento é por depósito bancário.
      Se puder mandar um e-mail para arisasart@gmail.com é melhor para nos comunicarmos

      Excluir