terça-feira, 14 de julho de 2015

Tanabata Matsuri/Festival das Estrelas

 Olá! Hoje eu vim falar sobre o Tanabata!

 O que é Tanabata Matsuri?

 Tanabata Matsuri ou Festival das Estrelas (Matsuri = Festival), é um festival japonês baseado em uma lenda antiga.


 A Lenda do Tanabata

 Há muito tempo, próximo a via láctea vivia uma linda princesa, seu nome era Orihime, a Princesa Tecelã, filha do Senhor Celestial.

 Certo dia, Tentei, o Senhor Celestial, apresentou para a filha, um jovem e belo rapaz, Kengyu, o Pastor do Gado, acreditando que ele era seu par perfeito.

 Os dois se apaixonaram perdidamente, desde então suas vidas giravam em torno de seu romance, e ambos esqueceram suas tarefas e obrigações diárias.

 Indignado, o pai de Orihime, separou o casal, obrigando-os a morar em lados opostos da via láctea.

 A separação trouxe muita tristeza para a princesa Orihime. Sentindo o pesar de sua filha, o Senhor Celestial permitiu que ela se encontrasse com Kengyu, mas somente se eles atendessem a todos os pedidos vindos da Terra. Então, no sétimo dia do sétimo mês do ano, os pássaros fazem uma ponte no céu, permitindo que Orihime e Kengyu se encontrem mais uma vez, somente uma vez ao ano.

 Por que estrelas?

 Na mitologia japonesa Orihime e Kengyu são representados por estrelas situadas em lados opostos da via láctea, sendo Orihime Vega e Kengyu Altair. Essas estrelas só são vistas juntas uma vez por ano, no sétimo dia do sétimo mês.

 O Festival

 Eu passei as últimas semanas organizando, junto da minha irmã, o Festival do Tanabata da igreja japonesa que eu frequento. Minha irmã teve a ideia principal, e eu ajudei a desenvolver. A ideia dela foi de desenhar silhuetas em lanternas japonesas, as lanternas da foto do começo do post, são o resultado final da ideia dela!


 A lanterna vermelha, representa Orihime e a branca representa Kengyu. As silhuetas foram desenhadas por minha irmã. Eu fiz as lanternas com papel de seda e palitos de churrasco. Deu um super trabalho, mas valeu à pena!


 Representando os pássaros da lenda, fiz tsurus e os pendurei em formato de ponte, ligando as estrelas das pontas (Vega e Altair), unindo o casal de lanternas no centro. Eu fiz as estrelas com um "rabinho" brilhante, porque estrelas brilham.


 Minha irmã fez lanternas com "rabinho" de papel crepom, ela os chama de "polvinhos". Eles ficaram pendurados um em cada janela da entrada.


 A Árvore de Desejos e Tanzakus

 No mês do tanabata é comum ver árvores de bambu, com papéis coloridos amarrados nelas. Nos papéis são escritos os desejos que a Princesa Orihime e Kengyu realizam no seu esperado reencontro. Esses papéis de chamam tanzakus, cada cor de tanzaku tem um significado, sendo: BRANCO - PAZ; PRETO - ESFORÇO E CONCENTRAÇÃO; VERMELHO - PAIXÃO; ROSA - AMOR, FORÇA E CORAGEM; AMARELO - PROSPERIDADE; AZUL - PROTEÇÃO DOS CÉUS e VERDE - ESPERANÇA.


 Gostaria de agradecer à todos que nos ajudaram para a preparação do Tanabata! Deu um super trabalho, mas depois de ver tudo isso realizado e tantas pessoas felizes com isso e felizes em conhecer esse festival, vi que esse esforço valeu muito mais do que a pena!

 Na foto abaixo, você pode ver a ministra e eu, ambas vestidas de kimono:


 Curtiu o Tanabata Matsuri? :D

 O Tanabata é o Festival Japonês mais celebrado no Brasil, em julho é comum ver árvores de desejos em regiões onde habitam maior número de orientais. Em São Paulo, por exemplo, no bairro da Liberdade.

 Tire suas dúvidas mandando um e-mail para: arisasart@gmail.com

 Obrigada por ler! :) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário