sábado, 27 de setembro de 2014

Moderno e Original, o Kimono Vestido

 Olá! Recentemente criei um novo modelo de kimono, um kimono vestido! Isso mesmo, um vestido!

 Com detalhes que lembram o kimono tradicional, o kimono vestido é uma ótima opção pra quem gosta do estilo japonês misturado com o estilo ocidental.

 Usando um tecido de toque de seda (seda sintética) estampado com flores roxas e cor de rosa, fiz um belo kimono de saia rodada. Eu mantive traços tradicionais na roupa, como o colarinho e as amarras nas laterais. Marquei cintura usando um cinto de amarrar feito do mesmo tecido, sendo que o vestido já marca cintura por si só.

O vestido foi costurado na máquina de costura com acabamento à mão.

 Para fazer a saia, cortei triângulos que foram anexados nas laterais, na frente e nas costas, deixando a saia bem rodada e muito feminina. Como o tecido é leve e escorrido, a saia não fica armada. Neste caso a manga é igual a manga do happi. Então, mesmo parecendo uma roupa ocidental, o corte do tecido é inteiro no estilo japonês.


 E aí, o que achou?

 Fique de olho, logo mostrarei mais modelos! Obrigada por ler! :)

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Primeira Encomenda Oficial: Um Belo Happi Geométrico

 Olá! Tive minha primeira encomenda oficial! :D

 Minha professora de artes do ensino fundamental fez um pedido de um happi vermelho, com estampa de minha escolha. A propósito, eu adorava essa professora, artes também sempre foi minha matéria favorita, então fiz com o maior prazer e muto capricho.

 Antes mesmo dela ter feito o pedido, eu havia passado numa loja de tecidos e bati o olho em um tecido vermelho lindo de estampa meio geométrica e, por acaso, na mesma hora pensei: "...esse combina com ela...". Poucos dias depois ela tinha feito o pedido e deixou a estampa por minha escolha e eu já sabia que tecido usar. Veja o resultado final:


 Ela pediu o happi longo, com 115 centímetros de altura e costurado à mão. Fiz com mangas longas, tecido crepe e com amarras nas laterais.

 Gostei tanto do tecido, que eu fiz um para mim também, mas com mangas curtas e costurei na máquina de costura, com acabamento à mão.


 Veja também, três exemplos de forma de uso (na ordem: marcando cintura, fechado e capa/aberto):


 O que achou? Comente!

 Para encomendas contate o e-mail: arisasart@gmail.com

 Obrigada por ler! :)

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Kit Yukata Infantil

 Olá, hoje eu trouxe as fotos de um kit completo que eu fiz de yukata infantil. Chamei de kit, porque fiz um conjunto do yukata com o OBI e seus acessórios para amarrar.

 Para crianças eu prefiro fazer os kimonos da maneira mais confortável possível, assim elas podem usar a roupa todos os dias e se vestir sozinhas sem problemas. O yukata foi feito de forma simples, com amarras anexas ao próprio vestido, deixando-o bem mais simples e fácil de se vestir. Usei um tecido branco com flores pequenas cor de rosa, bem delicado.

 Mesmo no Japão é comum ver kimonos infantis feitos com as amarras anexas e a altura do vestido não é como nos kimonos adultos, que têm o comprimento do vestido maior que o corpo, no caso do infantil a altura do kimono tem a mesma medida que a altura da criança.

 Esse costurei na máquina e fiz acabamento á mão, com mangas curtas para não atrapalhar nos movimentos.

 Para fazer o OBI usei tecido de poliéster vermelho e bastante forro. Fiz mais estreito, já que é de criança e finalizei com uns desenhos de leques feitos à mão com caneta de tecido e pequenas flores. O OBI foi feito de uma forma que a criança pudesse usá-lo sem muitos acessórios, podendo escolher também usar o lado desenhado ou o lado liso do OBI.



 Para finalizar, fiz um lindo laço como enfeite das costas do OBI, com o mesmo tecido de poliéster vermelho. Anexei uma amarra simples e, para cobrir as amarras e dar o toque final, fiz um OBIAGE (tecido, tradicionalmente de seda, usado para amarrar e cobrir as amarras do OBI) de cetim bordado.


 E aí, o que achou?
 Foi a primeira vez que fiz roupa de criança. Eu gostei e o importante é que ela gostou também! :D

Obrigada por ler! :)

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Kimono, Um Ótimo Presente de Aniversário para uma Garota

 Olá! Como o título do post sugere (e eu também sugiro): dar um kimono como presente de aniversário para uma garota é sempre uma ótima escolha!

 Toda garota curte algo com estilo e original, e não tem coisa mais original do que dar um kimono de presente (mesmo para japoneses, já que a maioria no Brasil não tem kimono hoje em dia). No caso do kimono moderno principalmente, já que você pode mandar fazê-lo de várias formas diferentes.

 Foi aniversário de uma amiga minha e eu fiz um kimono curto pensando nela, eu já sabia que ela iria gostar, pois temos o gosto meio parecido. Então eu usei tecido de algodão preto com flores e fiz mangas grandes para ficar bem bonito e, para completar, fiz um cinto de cetim preto para marcar a cintura.

Fiz a altura da blusa um pouco mais longa do que a de camisetas, com 60 centímetros de comprimento e mangas quase do mesmo comprimento que a blusa, com amarras nas laterais,


 Muitas vezes me pergunto o que devo dar de presente de aniversário para minhas amigas, mas agora já sei! O kimono fica lindo, é original e o mais importante é que ela adorou!

 E você? Gostou também?

 Obrigada por ler! :)

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Kimono Curto, Uma Versão Moderna da Roupa Tradicional

 Olá!

 Muitas pessoas que curtem a cultura japonesa já devem ter visto jovens japonesas usando versões modernas do kimono. Muito popular nos dias atuais, o kimono curto chama muito a atenção por poder ser combinado com roupas modernas ocidentais, como saias (mais usado por manter a feminilidade) ou até calças, por exemplo.

 O kimono japonês ganhou muitas versões modernas nos dias de hoje, a maioria mantém as mangas longas e o colarinho, por serem os ponto de charme da roupa, mas as versões modernas, são versões geralmente mais curtas do kimono, servindo como uma blusinha ou uma capa, amarrada com um OBI, muitas vezes um pouco mais estreito e cheio de babados. Como o estilo lolita no Japão é muito popular e nunca sai de moda, para completar o look do kimono curto, as jovens costumam usar saias cheias de babados ou com pregas, deixando a roupa muito fofa e feminina.

 Ainda não cheguei ao ponto de fazer algo no estilo super lolita japonês, mas experimentei algo mais moderno na peça que irei mostrar a seguir. Eu mantive o colarinho e as mangas compridas, mas com algumas modificações: a parte aberta das mangas eu fiz em diagonal, assim elas não se "enroscariam" no resto da roupa quando eu fosse mover os braços, a parte do corpo fiz sob medida e marquei cintura para ficar mais bonito.

O Kimono Curto foi feito em algodão florido e costurado completamente à mão.

 Para completar o look de forma moderna, fiz um OBI costurado à mão, de cetim cor de rosa claro, com amarras feitas do mesmo tecido que usei no kimono, imitando um espartilho na forma de amarrar.


 Os kimonos modernos são uma boa opção pra quem quer usar roupas do estilo tradicional no seu dia a dia, elas são chamativas, mas se adaptam bem às roupas ocidentais, ao se fazer uma combinação usando saias, shorts ou calças.

Na ordem: Kimono Fechado, Capa e Kimono com OBI Espartilho

 E aí, gostou?

Obrigada por ler! :)

sábado, 20 de setembro de 2014

HAPPI, o que é isso?

 Olá!

 Você deve estar achando que eu escrevi "happy" (feliz em inglês) errado, mas não se engane, eu escrevi "HAPPI". E o que é HAPPI? Happi é outro tipo de roupa japonesa, é um casaco feito de algodão, muito usado em festivais. Antigamente o Happi tinha estampado em suas costas um brasão de família e era usado por funcionários da casa. Mais tarde o casaco começou ser usado com o brasão do logotipo da empresa da qual as pessoas eram funcionárias e, com o passar do tempo, ele foi adaptado para ser usado de diversas outras formas, com o foco em matsuris (festivais).

 Qual a diferença entre HAPPI e Kimono?

 Poderíamos chamar o happi de "uma versão simplificada do kimono" ou de "kimono curto"; se compararmos o kimono tradicional a um vestido, o happi seria uma camiseta ou uma jaqueta, por exemplo.

 O happi nada mais é do que um casaco reto de mangas compridas, mas diferente das mangas do kimono, as mangas do happi são como as mangas de roupas ocidentais, mas de corte reto. Quem faz curso de modelagem deve conhecer o molde da "manga japonesa", trata-se exatamente disso.

 O happi também pode ser comumente usado como "uniforme" de religiões japonesas ou de funcionários de empresas no estilo tradicional, mas ele pode ser usado por todos os tipos de pessoas.

 Quando se trata de happis, eu fico muito atenta ao comprimento da blusa e a largura da cintura. Um kimono de tamanho padrão vestiria bem para pessoas de tamanho até o M (em certos casos também pode vestir o G), por ter uma medida a mais na volta do corpo na parte da frente, mas no caso do happi não temos essa medida a mais, então quando eu faço para outras pessoas, antes eu pergunto o tamanho da blusa que ela veste e calculo a diferença.

 Outro ponto sobre o happi, é que ele não precisa de OBI, mas é claro que se você pode marcar a cintura usando uma amarra de happi ou mesmo um cinto moderno. Em muitos casos o happi já vem com amarras nas laterais (eu faço assim), impedindo que a blusa se abra na frente, mas ele pode ser usado aberto, fechado, marcando cintura, como capa e até mesmo saída de banho na praia, ótima opção para o dia a dia.


 Esse happi foi feito com tecido viscose estampado com flores azuis, tamanho P (dependendo do corpo pode vestir M), altura da blusa de 60 centímetros e mangas 25 X 25 centímetros, costurado na máquina, com acabamento à mão. Viscose é um tecido leve e escorrido, então o happi não "arma". Esse modelo pode ser usado como blusa, mini-vestido (para pessoas baixinhas), capa se for usado aberto, saída de banho, robe, etc.

 Veja exemplos das formas de uso (na ordem: 1 - vestido marcando cintura; 2 - blusa fechada; 3 - capa):

 Curtiu? Então comenta aí! XD

Obrigada por ler! :)

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Primeiro "Mangas que Balançam" e OBI de Gueixa

 Olá! Você deve estar se perguntando o que é esse "mangas que balançam", certo? Então contarei o que significa!

 Se você gosta de kimono ou pesquisou a respeito, já deve ter percebido que os kimonos têm diferentes comprimentos de manga. As mangas do kimono variam, geralmente de 40 centímetros a 1 metro, podendo medir mais ou menos, dependendo do gosto.

 As "mangas que balançam" se referem ao kimono furisode, que significa exatamente isso! O kimono furisode tem mangas compridas, então elas "balançam". É o famoso kimono que as moças usam no Seijin Shiki (Cerimônia da Maturidade, que acontece no mês de janeiro, no ano em que a moça completa 20 anos). As mangas do furisode medem de 70 a 90 centímetros de comprimento, podendo ser ainda maiores dependendo da altura da pessoa. O kimono furisode é cheio de flores e cores alegres e, para completar, junto do kimono é usado um OBI amarrado com um grande laço nas costas.

 O kimono furisode é originalmente feito em seda, mas eu fiz uma versão diferente, usei algodão em vez de seda para fazer um furisode e, como algodão é usado em yukatas, batizei o kimono de "yukata furisode". XD


 Para completar o kimono, usei um OBI vermelho que fiz, inspirado no OBI Maru, o famoso OBI de Gueixa, considerado o mais elegante.

As fotos a seguir, foram tiradas em um matsuri (festival) de igreja japonesa:


 Dessa vez eu costurei o kimono na máquina de costura, mas o acabamento foi feito à mão, para que nenhuma costura aparecesse.

 E aí, gostou? Então deixe um comentário! XD

Obrigada por ler! :)

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Pintado à Mão

 Olá, hoje vou falar um pouco sobre OBI!

 Primeiramente, o que é um OBI?

 OBI é o cinto e o enfeite das costas do kimono, ele pode ser amarrado de várias formas, a forma mais famosa do OBI deve ser o lindo laço nas costas, no caso do OBI feminino.

 O OBI feminino é basicamente um grande e pesado tecido em forma retangular, medindo de 3 a 10 metros de comprimento, podendo ter a largura variando de 15 a 30 centímetros. Ou, para facilitar a vida de quem veste o kimono, o OBI pode vir dividido. Como assim dividido? Bom, a parte que se enrola na cintura é separada do enfeite que fica nas costas, assim fica mais fácil, rápido e prático de se vestir.

 Eu trabalho mais com OBI dividido, porque assim economizo tecido e fica mais fácil para vestir, já que o enfeite das costas já vem pronto e é mais leve. Dá mais trabalho fazer o enfeite separado, mas fazer o OBI tradicional de amarrar sai muito mais caro, já que usa muito mais tecido, fora o trabalho que dá amarrar. Mas é claro, que futuramente contarei mais detalhes sobre e ensinarei a amarrar um OBI tradicional da forma correta.

 Bom, voltando ao título do post: "Pintado à Mão", o primeiro OBI feminino que eu fiz é do tipo dividido, inclusive só fiz a parte que se enrola na cintura até agora, porque eu o pintei à mão e isso leva tempo. Como é difícil de encontrar tecidos com estampas orientais no Brasil, eu resolvi usar um tecido liso brasileiro e pintar à mão do jeito que eu queria.

Usei um tecido de poliéster azul e tinta acrílica de tecido para pintar sakuras (flor de cerejeira) nas pontas e no meio do OBI.
O OBI mede 15 centímetros de largura e 140 centímetros de comprimento.
Na parte interna do OBI usei cetim cinza como forro.
Para guardar o OBI é preciso usar rolos para enrolá-lo (como nas fotos), se simplesmente o dobrarmos, deixaremos marcas no tecido.

 A parte do enfeite das costas do OBI ainda não está pronta, então futuramente farei um "Pintado à Mão Parte 2", assim que o enfeite ficar pronto.

 Nos próximos posts também falarei mais sobre outros tipos de OBI e sobre o OBI masculino, que não pude mencionar ainda.

 Comente se gostou! Obrigada por ler! :)

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Diferença entre Yukata e Kimono

 Olá a você que está lendo este post!

 Como mencionei anteriormente, criei este blog pra começar a mostrar aos poucos os kimonos que eu faço e hoje vou contar sobre o segundo kimono que eu fiz, mas esse kimono  é um pouco diferente do primeiro, é um kimono do tipo YUKATA.

 E qual a diferença entre kimono e yukata?

 Bom, pra começar o kimono tradicional é feito de seda, hoje em dia existem muitos outros tecidos que podem ser usados, mas os kimonos antigos tradicionais mais elegantes eram de seda. Já o yukata, ele é feito de algodão ou poliéster, geralmente algodão.

 O yukata é um kimono bem informal, muito usado no verão ou em matsuris (festivais), pra quem assiste anime ou lê mangá japonês (principalmente shoujo), já deve ter visto as personagens usando yukatas em festivais com fogos de artifício. O yukata também é muito usado em casas de banho ou em hotéis japoneses.

 Diferente do kimono de seda, o yukata é extremamente confortável no verão. Apesar de parecer quente (por sem longo e ter mangas compridas), como ele é feito de algodão acaba por ser uma roupa muito fresca, já que as fibras do algodão permitem que a pele respire.

 O yukata feminino geralmente tem estampa de flores e é amarrado com um OBI (cinto) largo com laço nas costas, e o masculino tem estampas pequenas e um OBI estreito. O segundo kimono do tipo yukata que eu fiz é unissex, já que ele é de algodão azul listrado.


 Por enquanto não tenho muitos OBIs pra usar junto dos meus kimonos, mas assim que tiver eu posto fotos vestida com os kimonos.

 Obrigada por ler, até a próxima! :)

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Apresentações e Primeiro Kimono

 Olá, estou criando este blog para poder mostrar os kimonos que eu faço.

 Recentemente comecei a costurar kimonos para vender sob encomenda, até então eu usava as redes sociais para divulgar meu trabalho, mas muitas das pessoas interessadas que eu conheço não teriam acesso às fotos dos meus trabalhos pelas redes sociais, então criei este blog para que todos pudessem ver os modelos que eu crio.

 Eu sempre gostei de kimonos e tudo relacionado a eles, o tecido, as cores, estampas, eu acho tudo isso uma obra de arte, inclusive a forma diferente de se vestir o kimono, é muito trabalhoso de se vestir, mas fica tão lindo.

 Como eu comecei a costurar kimonos: Na minha casa sempre teve dois kimonos femininos, mas eles eram de religião e kimonos de religião são todos pretos, eu queria algo mais vivo e colorido, algo mais alegre. Na verdade eu sempre costurei, eu fazia roupas de boneca e minha mãe e minha avó foram costureiras, então não encontrei muita dificuldade. Por acaso, na minha casa tinha um rolo de tecido japonês próprio para kimonos (no Japão eles vendem rolos de tecido de kimono com a medida exata para fazer um kimono por rolo de tecido), o rolo de tecido tinha pelo menos 30 anos de idade, eu o peguei e usei as medidas dos kimonos que eu já tinha para cortar o tecido e, finalmente após costurar tudo à mão durante uma semana, eu fiz o meu primeiro kimono!

Kimono Costurado à mão

 No rolo de tecido que eu usei não tinha tecido suficiente, pelo que eu soube minha mãe usou um pedaço do tecido para fazer um blazer, então completei o que faltou com um tecido de poliéster brasileiro. XD

 Depois que fiz o primeiro kimono, fiz um segundo, um terceiro... E então tive a ideia de começar a fazer pra vender pras pessoas que gostam. Já recebi encomendas e muito interesse de várias pessoas. Faço os modelos tradicionais e modelos modernos que eu crio também. E, para que todos tenham acesso aos trabalhos que eu faço, criei o blog onde vou mostrar aos poucos cada um desses lindos kimonos.

 Espero que as pessoas gostem do meu trabalho!

 Essa é a história do meu primeiro kimono. Obrigada por ler até aqui! Qualquer dúvida comente :)